O tema romântico está no ar e, por isso, você terá babados para usar em todas as ocasiões! Peças como camisas, blusas, vestidos e saias vêm com diferentes versões do detalhe: discretos nas barras, pequenos nas blusas, acompanhando o decote de camisas ou enfeitando as mangas.
Regra das cores
O ponto negativo desse elemento tão feminino é aumentar a silhueta. Para disfarçar, use roupas escuras, como chumbo, marinho, vinho e preto. Atenção: o babado deve ser da mesma cor do tecido da peça, para uma produção visualmente uniforme.
Sem volume
Um babado com caimento ideal deve ter franzido. Esse franzido determina se a peça dará volume ao corpo ou não. Ele, na versão leve, é ideal para usar em regiões com gordurinhas a mais.
Tipos de tecido
Outro fator que também influencia no volume que o babado adicionará ao corpo. Os panos fluidos, como musseline, renda ou tule, são mais finos e formam babados delicados. De outra parte, versões encorpadas, por mais que formem babados de camada única, criarão um volume maior que os tipos leves, mesmo que com duas camadas ou mais.
Como usar se você…
Tem barriga
Com peças de babados miúdos na linha vertical. A roupa deve ser soltinha e o babado, estreito.
Tem seio grande
Use decote profundo, como o V, e babado em camada única. “Ele deve acompanhar o decote e ser feito de tecido mole”.
Tem quadril largo
Saia ou vestido de corte reto com babado pequeno na barra. Para afinar o tronco, sobreponha um blazer com listras verticais que termine no quadril.