Aprender como deixar uma vitrine mais chamativa e organizada é uma ferramenta importante para atrair clientes e, assim, aumentar as vendas. Quando bem elaborada, a vitrine pode chamar a atenção de consumidores que nem planejavam visitar o estabelecimento. Por isso, o vitrinismo é um recurso fundamental a ser explorado pelo setor varejista que exige planejamento, cuidado e atenção. .
Para que a vitrine da loja seja atrativa, é necessário trabalhar na correta disposição dos elementos, escolher bem os itens que serão expostos e obedecer à identidade visual da marca, entre outros cuidados.
Apresentamos abaixo uma lista com 07 formas de aumentar as vendas e como deixar uma vitrine mais chamativa:
Confira 07 dicas de como deixar uma vitrine mais chamativa
1. Tenha um calendário de datas comemorativas
Organizar vitrine de loja para uma ocasião especial pode ser uma grande oportunidade para inovar e atrair a atenção do consumidor. Para isso, faça uma decoração temática para as datas especiais. Isso pode ser feito com alguns itens decorativos, luzes, banners e adesivos, entre outros elementos.
Mantenha um calendário com todas as datas comemorativas do ano, como o Dia dos Namorados e o Natal, por exemplo, para antecipar suas ações e organizar a vitrine para determinada ocasião. Assim, você pode mantê-la decorada durante para não perderem nenhuma oportunidade de venda. Sendo assim, é possível que o seu estabelecimento fique à frente da concorrência.
2. Obedeça à identidade visual da marca
Inovar e reinventar a vitrine da loja é muito importante mas, é preciso obedecer alguns elementos da identidade visual da marca, fazendo com que o cliente reconheça a loja em futuras ocasiões. Para isso, pode-se manter o mesmo esquema cromático e alguns elementos que remetem ao conceito da empresa.
3. A iluminação é muito importante
Uma loja bonita precisa ser vista. Com isso a iluminação ganha maior importância por reforçar a imagem e a presença da marca. Mexer com as luzes está intensamente ligado com mexer com os sentidos do seu consumidor e guiá-los a sentir diferentes sensações e emoções baseados na iluminação da sua loja.
Você pode fazê-los sentir como se estivessem em uma festa/balada, em um desfile de modas ou diretamente na casa deles, dependendo, apenas, do quanto você queira mexer com a iluminação da sua loja. O uso de refletores para destacar determinados produtos também é uma maneira infalível de dirigir a atenção e garantir que as pessoas prestem atenção nos produtos que você deseja.
4. Promova as liquidações
Liquidações são sempre bem-vindas. Uma forma de atrair mais consumidores para a sua loja é divulgando uma promoção imperdível. Para isso, pode-se elaborar adesivos e banners com as ofertas e dar o devido destaque para a oportunidade na vitrine da loja.
E para isso, você pode utilizar painéis digitais, que são excelentes formas de otimizar a visualização das mercadorias na vitrine, sendo visualmente atrativo e atraindo a atenção do consumidor e, dependendo do conteúdo exibido, podendo ser o estímulo necessário para que ele entre na sua loja e efetue uma compra.
5. Exponha artigos que são tendência no seu mercado
Lançamentos e novidades são chamariscos na vitrine, especialmente se o produto receber algum destaque da mídia. Se a sua loja tem algum produto que está em alta no mercado, é fundamental expô-lo na vitrine da loja.
Para isso, tente dar um destaque para a mercadoria, exibindo-a em um local privilegiado. Planeje a decoração da vitrine sugerindo situações de uso dos produtos criando chances do cliente de visualizar mais facilmente como suas mercadorias servirão para ele, procurando usar looks completos.
6. Atraia o cliente usando os cinco sentidos
Evite criar uma decoração de vitrine pensando somente no visual. Lembre-se que existem outros níveis de percepção que sua marca pode explorar para conquistar a atenção do consumidor.
- Visão: Você pode utilizar cores, luzes, simetria, balanço, contraste e focar para controlar diretamente onde o seu consumidor irá olhar e por quanto tempo.
- Audição: a música que toca em sua loja tem um efeito profundo porém sutil em como o seu consumidor se comporta na sua loja.
- Toque: apenas lembre-se de colocar o melhor sapato na sua vitrine e dê a habilidade de tocar, sentir e experimentar.
- Cheiro: é considerado um atalho para o sistema cerebral que controla as emoções e memórias.
- Paladar: dar às pessoas a habilidade de provar e ter uma amostra antes de eles comprarem tem grande influência na decisão de compra do cliente.
7. Lembre-se da “regra de três” na decoração de vitrine
A tradicional “regra de três” que aprendemos na escola não serve apenas para fazer cálculos. Ela também pode ser aplicada na decoração de vitrine, criando um grande apelo visual. Ao organizar a vitrine você pode agrupar as mercadorias em lotes de três peças, ou seja, quando montar sua exposição, agrupe três peças de um mesmo item lado a lado, em vez de expor apenas uma peça.
Agora que você já sabe como deixar uma vitrine mais chamativa, é necessário ter looks sofisticados com roupas de modelagens incríveis, jeans de qualidade, coleções maravilhosas estando sempre por dentro das tendências. Para se tornar um dos nossos representantes, basta clicar no botão abaixo e se cadastrar, que logo entraremos em contato para bater um papo.