Todo lojista deseja que seu estabelecimento cresça. Crescer, em outras palavras, muita vezes significa vender mais e renovar o estoque. A partir do crescimento de vendas, cresce também o capital da empresa e consequentemente, é possível aplicar investimentos que vão fazê-la evoluir cada vez mais. E você vai trabalhar e construir a imagem do seu negócio, sempre buscando oferecer a melhor experiência para seu cliente!
É comum em certas épocas, principalmente no início do ano e em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e Natal, que as promoções tomem conta das vitrines das lojas. Elas são uma importante e eficaz ferramenta para maximizar o desempenho total das vendas de um negócio. Muitas vezes, para aumentar as vendas e atrair novos clientes as empresas buscam formas próprias de implementar uma promoção.
A importância de ter peças novas
As marcas de moda geralmente criam, no mínimo, duas coleções a cada ano, e são elas que definem a identidade visual e corporativa da empresa e dos estilistas, além de criar um conceito e estilo que vão se perpetuar, tornando marca registrada e gerando identificação comercial e até mesmo afetiva com os consumidores. Além disso, ter peças novas em sua loja despertam o interesse dos clientes ao preencher a necessidade deles de acordo com o momento em que está passando. Por isso é importante estar renovando a vitrine, o ambiente interior da loja e seu atendimento, buscando sempre a satisfação de cada cliente.
A importância das promoções
As promoções são importantes para aumentar as vendas, divulgar novas coleções de produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compram na sua loja. Assim, ao perceber que as metas de vendas estão longe de ser batidas ou que o estoque está cheio, você pode traçar uma estratégia para reduzir os preços temporariamente e conquistar os resultados esperados, para começar a lançar novas coleções.
Outra boa aposta relacionada às promoções é realizá-las quando os clientes estão naturalmente mais dispostos a comprar. Como em períodos marcados por liquidações no varejo, as ofertas especiais podem funcionar como um estímulo para os consumidores se sintam motivados a levarem mais de um produto para casa.
Analise seu estoque
Ao constatar que sua empresa está com produtos sem giro no estoque, a primeira ação que você deve tomar é analisar todos os itens. Classifique-os por preço, quantidade e espaço ocupado no estoque. Com estes dados em mãos, você poderá se reunir com a sua equipe e buscar novas maneiras de vendê-los para o público.
Planeje e realize promoções
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, fazer uma promoção não significa perder dinheiro ou vender mais barato, e sim fazer o estoque girar. Com promoções, você conseguirá se livrar daquele estoque que está parado há muito tempo, garantir a entrada de recursos no caixa e otimizar o capital de giro com novas coleções.
Nem sempre é fácil ter ideais para divulgação de peças para acabar com o estoque. Por isso, trazemos para você, neste texto, algumas ideias de promoção prontas para você usar como o mercado já utiliza. E para se destacar, é só dar um toque especial da loja enfatizando nos produtos com melhor qualidade ou diferenciados. Por exemplo:
- Percentagem de desconto por produto
- Desconto por forma de pagamento
- Leve um brinde a cada X reais em compras
- Pague X, leve Y
Além de dar descontos, é importante que a empresa também incentive a venda através de um outro produto, numa espécie de ‘combo’.
Ofereça benefícios ao invés de produtos
Esta é uma das estratégias para vender mais que costuma ser mais eficiente no mercado. As pessoas facilmente são atraídas, todos os dias, pelos mais variados produtos. Foque em oferecer algo diferente, que tenha valor e seja realmente necessário. Quando você mostra ao cliente que ele está levando não só um produto, mas também a solução para algum problema, certamente ele voltará, independente da época do ano.
Dê um novo destino aos seus produtos
Se mesmo com promoções você ainda não conseguiu vender todos os produtos com baixo giro, a melhor alternativa agora é incluí-los como brindes em outras compras. Apesar da medida não reduzir os prejuízos e não gerar ganhos financeiros, ela poderá ser uma forma do comércio dizer ‘obrigado’ aos compradores. Isto certamente chamará a atenção do público, o que pode trazer um grande diferencial para o negócio e até estimular novas compras.
Determine a melhor época para fazer a queima de estoque
A época em que você fará a queima de estoque não precisa obedecer apenas às estações do ano, sabia? Considere eventos, locais e situações que vão aumentar as vendas. Por isso, considere todos os elementos que possam interferir no movimento da sua loja ou comércio. Pense também na possibilidade de participar de associações e eventos locais, como feiras de expositores.
Agora, se você está procurando renovar seu estoque, depois de vender suas peças de 2019 com sucesso ao seguir nossas dicas, conheça nossa nova coleção de inverno e solicite a visita de um de nossos revendedores em sua loja para te apresentar as peças maravilhosas que preparamos para a próxima estação!